A importância das cores no cinema

0
17

 

Quando o assunto é cores o lado visual do áudio visual, grita. No ultimo vídeo que eu fiz do Receita Secreta eu falei dos erros e acertos da DC e Marvel nos cinemas, e uma das coisas que eu citei foi sobre as cores e como eram utilizadas. Mas naquele vídeo eu só dei uma pincelada falando de coloração. Agora aqui vamos falar da importância da cor no cinema. Bem vindo ao receita secreta.

O significado e utilização das cores no cinema chegaram antes mesmo do Imax invadir as salas de cinema.

E a forma de trazer ela para publico não está só na coloração do filme mas também nas cores de todo o ambiente, desde as roupas dos personagens as paredes do local aonde se passa a cena.

Elas tem o poder traduzir de uma forma mais contextual oque a cena quer passar para o publico. E mesmo que ele não entenda do significado delas, ainda sim vai se sentir mais envolvido com o filme.

Os diretores, coloristas e fotógrafos de cena mais atentos utilizam oque chamamos de paleta de cores. Que seria uma família de cores que trarão além de um aspecto estético mais bonito, um contexto de utilização das cores.

Mesmo em filmes que as cores são mais gritantes, cada cor ali é da família de cores dentro da paleta e todas são utilizadas com um proposito.

Por exemplo na cena em que Snape encontra Liliam morta no quarto com Harry chorando no berço, a paleta vem da família de tons de azul e verde agua. Mesmo o tom mais escuro que parece ser preto, não é, é uma tonalidade de azul marinho muito próxima do preto. O azul poderia passar a sensação de tranquilidade em outra utilidade, mas nesse caso traz a sensação de melancolia. O que na verdade foi acontecendo aos poucos nos filmes do Harry Potter.

A mudança na paleta de cores foi acontecendo aos poucos. Os primeiros filmes da saga tinham tons mais alaranjados, vermelhos e amarelos. Conforme a história foi ficando mais sombria e os tempos de perigo foram se aproximando, a paleta de cores foi de forma gradual sendo mudada e dando mais peso e serenidade pra história.

Já que no inicio, eles eram crianças e tudo que ocorria ali era novo, fantástico e praticamente sem nenhum efeito melancólico. Conforme as coisas feitas por eles no mundo magico começaram a trazer consequências drásticas como morte de alguém ou descobertas importantes e juntamente eles deixavam de ser crianças e se tornavam jovens adultos, o filme junto com toda a história cresceu e mudou seu tom. E ao invés de deixar o público desconfortável com isso, fez com que o público que crescia junto com a história pudesse entender e também se sentir ameaçado quando percebeu que os tempos de paz naquele mundo estavam perto de acabar.

Assim que a saga terminou tivemos o inicio do que podemos chamar a segunda parte dela, ou melhor o preludio dela, em Animais fantásticos e onde abitam sempre que Newt está em um lugar magico são ultilizadas cores vivas sempre puxadas pra tons mais laranjas, roxo e marrom. Já quando aparecem os possíveis vilões os tons esverdeados puxados pro azul tomam conta da tela.

 

Tanto dentro da publicidade, como na moda e também no cinema, as cores servem como proposito de passar alguma mensagem. Na publicidade por exemplo fast-foods, tem a mania de utilizar o amarelo e vermelho, acreditasse que o vermelho remete ao calor e o amerelo a fome, assim quem come em fast-foods logo já pensa no combo do hambúrguer com um bom refri. De preferencia sabor cola. Dizem também que são cores não muito confortáveis para os olhos então juntas as cadeiras propositalmente desconfortáveis, faz com que você não queira ficar muito tempo ali e saia assim que terminar de comer pra dar lugar ao próximo. Isso tudo de forma proposital sem que ninguém fale ou ensine você sobre isso.

 

A utilização e significado de algumas cores.

 

Amarelo

Quando temos o amarelo em cena vários sentimentos podem ser despertados, por exemplo no filme Kill bill, o amarelo vem da cultura japonesa que significa vingança, o que explica o uniforme da conhecida como A noiva na franquia.

 

Mas ele pode trazer outros sentimentos e entendimentos como Loucura, ingenuidade, doença e insegurança. No filme Moorise Kingdom o diretor Wes Andersom tras o amarelo pra transmitir a ingenuidade dos personagens em cena.

Wes Anderson é muito conhecido no meio cinematográfico por saber utilizar muito bem as cores pra poder passar diversos sentimentos e sempre com uma estética inigualável, o tipo de diretor que você reconhece sua obra só de olhar.

E porque? Por que a coloração também é uma forma de dar identidade ao filme e principalmente ao diretor. Já que muitos deles são citados e lembrados exatamente por isso. Mas já chegamos lá, por enquanto vamos falar de outras obras de Wes. Como por exemplo O Grande Hotel Budapeste.

O filme tem nove indicação ao oscar de 2015 e não é por acaso.

Wes Anderson gosta das cores pasteis que deixam o filme com uma pegada vintage. Suas obras me lembram sempre algo francês como Amélie Poulain, cores tranquilas que parecem não querer dizer nada até que você se ver dentro daquele mundo colorido mas não poluído, e ali dentro todos aqueles tons parecem fazer todo sentido. Wes Anderson não é só minimalista para roteiros e cores mas também para a simetria de seus filmes, assunto pra um próximo programa.

Mas ainda falando de O grande hotel Budapeste, a coloração é sempre muito bem usada em cada cena, te mostra que todas foram pensadas de forma individual.

Mas dentro da tonalidade do amarelo encontramos ali do lado do seu aspecto de cores o laranja, que remete a resistência, inovação, recomeço, força. Muito usada com o azul o laranja traz normalmente uma boa sensação ao telespectador.

 

Azul.

O azul pode ser bastante conhecida por trazer paz e tranquilidade como eu já disse a pouco. Mas se alterarmos um pouco a sua tonalidade o efeito causado pode ser totalmente contrario. Por ser uma cor extremamente em tom frio, ela está ligada á melancolia, tristeza e frieza.

Rosa.

O rosa está normalmente ligada ao romance, sedução e ternura. Ela é muito utilizada também pra trazer um ar de fantasia e até mesmo um que de nonsense.

Vermelho

O vermelho traz duas coisas em seus contextos mais extremos, a paixão e a violência.  No filme O brilho eterno de uma mente sem lembranças, temos ela rementendo a paixão de Clementine no tom do seu cabelo, roupas, e alguns livros no cenário. Em O silencio dos inocentes, o sangue na tela traz a sensação de perigo em tons no cenário e o sangue no rosto e roupas de Hannibal.

Mas em filmes como Beleza americana o vermelho consegue remeter a essas duas sensações ao mesmo tempo. A beleza e sensualidade da jovem traz a vontade e desejo de luxuria, mas o perigo de se envolver com ela remete ao sangue.

Também utilizada em A lista de schidler em umas das cenas mais marcantes do filme em preto e branco quando o vermelho do sobretudo da garotinha se destaca no meio da multidão sem cor.

Verde

O verde assim como o azul também remete a frieza e tristeza já que são cores próximas no aspecto de cores. Mas o verde também está ligado ao perigo e isolamento. Como em esquadrão suicida ou também muito ligado a natureza como em Wild.

Tons mais suaves em romances, amarelados para remeter ao passado, azuis para solidão e terror, a paleta de cores pode ser usada de variadas formas, para trazer inúmeras sensações. Não é difícil a utilização de cores para uma estética agradável nos filmes, o difícil é unir isso a algum significado que você queira passar além de uma boa estética.

 

Fontes:

http://designculture.com.br/o-design-visual-de-o-grande-hotel-budapeste-e-o-breve-resumo-do-estilo-cinematografico-de-wes-anderson

http://www.vagantepop.com/a_importancia_das_cores_no_cinema_e_a_paleta_de_cores_de_filmes_famosos/

https://www.megacurioso.com.br/cinema/98967-30-paletas-de-cores-de-cenas-maravilhosas-de-grandes-sucessos-do-cinema.htm

https://www.ideafixa.com/post/a-psicologia-das-cores-no-cinema

Comentários

comentarios

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here